Informativos

Receitas


CENOURA PARA CRIANÇAS

A cenoura é um alimento com um grande valor nutricional em termos de quantidade e qualidade. É fonte de Vitamina A por excelência. Apesar de, assim como outros vegetais, não possuir Vitamina A na sua forma original, é uma excelente fonte de Beta-Caroteno que é a forma vegetal da Vitamina A. É o Beta-Caroteno que confere à cenoura a sua cor característica e é um anti-oxidante que contribui para uma boa saúde prevenindo alguns efeitos do envelhecimento. 

O consumo de cenouras é aconselhado frequentemente pois é importante para:


  • A manutenção de uma boa visão e combate dos problemas visuais devido à carência de Vitamina A.

  • O Beta-Caroteno, em conjunto com a vitamina C, ambos presentes na cenoura, contribuem parareduzir o risco de cataratas.

  • A conservação e manutenção das membranas mucosas, pele e ossos.

  • Existem autores que afirmam que a vitamina A é essencial na manutenção das funções inerentes ao crescimento, sistema reprodutor e que o Beta-Caroteno é essencial para um bom funcionamento do sistema imunitário e assim uma grande ajuda no combate a doenças como o lúpus.

  • Para dietas de emagrecimento pois é pobre em calorias e gorduras, mas ainda é um diurético natural e depurativo devido à vitamina B6.

  • Para um bom funcionamento do sistema digestivo:

  • Em forma de puré para bebés com problemas intestinais devido aos açúcares naturais e vários nutrientes que possui.

  • Estudos revelam ainda que a junção da Vitamina B6 com o magnésio é uma ótima fórmula parareduzir os sintomas do Autismo e Transtorno do Défice de Atenção com Hiperactividade (TDAH). Visto ambos, Vitamina B6 e magnésio, estarem presentes na cenoura, serem aconselhados para as crianças com estes problema.

 

Pudim de Cenoura


Ingredientes: 1 cenoura grande cozida; 1 colher (de sobremesa) de queijo ralado; 1/2 colher (de chá) de fermento em pó; 1 colher (de sobremesa) de maisena; 1 ovo; 1/4 de xícara de leite


Modo de fazer: Escorra a cenoura e bata no liquidificador com todos os ingredientes. Unte um refratário individual com margarina e coloque a massa do pudim. Leve para assar por 30 minutos até começar a dourar nas bordas e ficar firme.


Sugestão: Você pode substituir a cenoura por beterraba, abóbora ou chuchu. Para reduzir o valor calórico, exclua o queijo e substitua o leite pela água em que foi cozida a cenoura.




Mariana Von D. Andrade


Nutricionista Unimed Vitória