Informativos

Receitas


Doce sabor de saúde

Confira dica de sobremesa saudável sugerida pela nutricionista Camila Gomes



 

Se você não dispensa um docinho após o almoço, fique atento às propriedades nutricionais das guloseimas e não descuide da saúde. Camila Gomes, nutricionista da Unimed Oncologia, destaca que “o consumo exagerado de açúcar e gorduras trans, presentes nos doces e sobremesas, aumenta a produção de insulina do corpo. Isto sobrecarrega o pâncreas e fragiliza o organismo”.


Por isso, a sugestão da nutricionista é trocar uma fatia de torta mármore de leite condensado por uma sobremesa apetitosa, colorida e nutritiva. Até o chocolate está liberado nesta opção. “O chocolate é não é 100% vilão da saúde. Ele possui vitaminas e flavanóides, substância encontrada no cacau que age como protetor cardiovascular. O que prejudica a saúde é o seu excesso. Opte pelos chocolates meio amargo ou amargos”, aconselha Camila.
 
Troca inteligente


A torta de leite condensado possui 389 calorias. Camila orienta a substituição deste doce por uma porção de salada de frutas (210 calorias), iogurte natural (88 calorias) e uma pequena porção de gotas de chocolate meio amargo (91 calorias). A mesma quantidade de calorias, porém benéficas à saúde.


“O consumo de frutas turbina o sistema imunológico e previne doenças. Já o iogurte possui alto valor nutricional, é uma fonte natural de cálcio, zinco, vitaminas e proteínas. As gotas de chocolate ajudam a controlar a compulsão por doces”, explica a nutricionista.
 
Confira a receita da salada de frutas:

 

- 4 morangos
- ½ maçã
- 1 kiwi
- ½ mamão papaya
- ½ melão
- 6 uvas
Agora é só saborear!