Informativos

Receitas


Alimentação saudável nos horários certos

Nutricionistas do Viver Unimed dão dicas para fazer refeições saudáveis mesmo em dias corridos



 

Que manter hábitos de alimentação saudáveis contribui para a melhoria da qualidade de vida ninguém duvida. Porém, com o dia a dia corrido e inúmeras atividades para dar conta é, por vezes, difícil sentar à mesa e degustar um belo café da manhã, almoço e jantar.

 

Dalyla Formagine e Luana Pinheiro, nutricionistas do Viver Unimed, alertam sobre os riscos de substituir estas refeições por lanches ou fastfoods. “Um lanche geralmente é composto basicamente por carboidrato e gordura, ou seja, rico em calorias e pobre em proteínas, vitaminas e minerais. Quem está acima do peso pode engordar ainda mais”, explica Luana.

 

Os danos da má alimentação vão além do ganho de peso, Dalyla enumera estes efeitos como “anemia, queda de cabelo, unhas quebradiças, ossos fracos, entre outros problemas de saúde”.

 

Fuja das tentações


Confira algumas dicas para não passar fome entre as principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar):
- Coloque seu celular para despertar de três em três horas para fazer pequenos lanches;
- Sempre mantenha na bolsa: mix de castanhas e frutas secas que podem se tornar lanches rápidos e saudáveis numa emergência de falta de tempo;
- Tenha no trabalho alimentos saudáveis e práticos para o dia a dia: frutas in natura; iogurte light; barrinha de cereais com, no mínimo, 13% de fibras; castanhas; biscoito e torrada integral.


“Estes alimentos, além de grande quantidade de vitaminas e minerais para que o corpo fique sempre nutrido,evitam a queda de pressão arterial, hipoglicemia e dores de cabeça”, destaca Dalyla.


Separe um tempo para você
Hábitos alimentares saudáveis trazem qualidade de vida, bem-estar e alegria para as pessoas, ressalta Luana. “E não podemos esquecer a prática de atividade física pelo menos três vezes por semana e o consumo de dois a três litros de água por dia”, destacou.