Informativos

Receitas


Para ter ossos fortes, uma receita simples e saborosa

Nutricionista do Viver Unimed ensina como fazer torta de sardinha. Confira!


Eles sustentam nosso corpo, protegem os órgãos vitais, são responsáveis pelos movimentos e ainda produzem células sanguíneas. Motivos não faltam para cuidar bem da saúde dos ossos. Para isso, Dalyla Formagine da Silva, nutricionista do Viver Unimed, dá uma receita prática e bastante nutritiva de torta de sardinha.

 

“A sardinha contém altas doses de cálcio e vitamina D, nutrientes que ajudam a deixar os nossos ossos mais fortes. Além disso, nos ingredientes da torta inserimos a semente de gergelim. Este grão auxilia no combate a osteoporose. Além do cálcio, importante para reposição óssea, contém ômega 3, que possui ação anti-inflamatória, podendo melhorar o perfil inflamado das articulações”, explica Dalyla.


A torta de sardinha é uma excelente sugestão de lanche para consumir durante os jogos da seleção brasileira. Confira a receita abaixo e aproveite:

 

Ingredientes para a massa:


2 xícaras de farinha de trigo integral;           
2 xícaras de leite;
1 xícara de óleo de girassol;
2 ovos;
1 cebola;
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado fresco;
1 colher de sopa de fermento em pó.

Ingrediente para o recheio:
3 latas de sardinha;
1 tomate picado;
Tempero verde a gosto;
2 colheres de sopa de semente de gergelim;

 

Modo de preparo da massa: Reserve o fermento em pó. Junte o restante dos ingredientes e bata no liquidificador. Em seguida, adicione o fermento em pó.


Modo de preparo do recheio: Junte todos os ingredientes sem levar ao fogo.


Montando a torta: Em um refratário pequeno, faça uma camada da massa. Em seguida, adicione todo o recheio. Com o restante da massa, cubra o recheio. Adicione gergelim por cima. Leve ao forno por 30 minutos á 180º. Rende 6 porções.