Informativos

Receitas


Feijão traz benefícios à saúde

Ele não pode faltar na sua mesa por dois motivos: é nutritivo e saboroso


Brasileiro adora feijão de vários jeitos: feijoada, caldinho, tutu, ou com o tradicional acompanhamento, o arroz. E o feijão não é bom só no sabor não. Ele também é rico em fibras e minerais, que ajudam a manter a saúde.

 

Um dos benefícios mais conhecidos do feijão é evitar o risco da anemia, por ser fonte de ferro. Uma boa é dica na hora de consumir é combinar a leguminosa com alimentos que contenham vitamina C, como laranja, para que o organismo absorva ainda mais o mineral. E evite misturar leite e laticínios em geral com feijão, pois eles contêm cálcio, que atrapalha a absorção do ferro. Por isso, não importa o jeito ou o tipo do feijão. O importante é consumir.

 

Conheça os vários tipos de feijão:

Preto: Consumido no Sul e no Sudeste, é essencial na feijoada.
Branco: É mais indicado em receitas de saladas e na dobradinha.
Carioca: O mais consumido no Brasil. Ideal para cozidos.
Rosinha: Pequeno e rosado, absorve os temperos e fica ótimo em farofas, ensopados e cozidos.
Feijão-de-corda: Parceiro do arroz no prato nordestino baião de dois e no acarajé.
Mulatinho: Perfeito para o preparo do feijão-tropeiro.

 

Aprenda uma deliciosa receita de Sopa de Feijão Light:

Ingredientes
1 xícara (chá) de feijão
3 xícaras (chá) de água
3 dentes de alho
1 colher (sopa) de azeite
2 cebolas picadas
1 colher (sopa) de sal
1 pimenta dedo-de-moça
1 xícara rasa (chá) de macarrão integral (pode ser substituído por abóbora/chuchu/cenoura em pedaços pequenos na quantidade que quiser)
2 colheres (sopa) de salsinha

 

Modo de preparo: Cozinhe o feijão em uma panela de pressão com água por 20 minutos depois de pegar a pressão. Em outra panela, refogue o alho no azeite até dourar. Acrescente as cebolas e espere murchar. Retire o feijão da panela e passe a metade pela peneira. Coloque os feijões inteiros e os peneirados para refogar junto com as cebolas. Acrescente o sal e a pimenta do reino e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Em uma panela grande, cozinhe o macarrão integral (ou os legumes) conforme as instruções da embalagem. Escorra e junte ao caldo de feijão. Sirva polvilhado com salsinha picada.