Informativos

Notícias


Tenha hábitos alimentares saudáveis


O filósofo grego Hipócrates, considerado o “pai da medicina”, há cerca de 2500 anos, já dizia que “as doenças se originavam da natureza e por ela poderiam ser curadas, quando se estabelece um equilíbrio entre meio ambiente, alimentos ingeridos e espírito". Então, por essa lógica, quanto mais correta for nossa alimentação, maiores são as chances de termos uma saúde plena. 

Já as escolhas alimentares erradas, baseadas em dietas ricas em alimentos processados, fritos, enlatados e refinados, por exemplo, aumentam as possibilidades do desenvolvimento de doenças, como obesidade, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, osteoporose, depressão, entre outros males.

A nutricionista da Unimed Vitória, Aline Sarmento, informa que nutrição é um fator chave na performance física e mental. “As pessoas estão insatisfeitas com seu trabalho, seu relacionamento, sua saúde e com sua forma física, mas é desafiador deixar uma vida de hábitos alimentares ruins para trás. Muitos profissionais podem ser envolvidos nessa transformação de vida. Como nutricionista, posso dizer que a alimentação faz toda a diferença no bem-estar do indivíduo. Uma alimentação pobre em nutrientes ou muito restritiva provoca irritabilidade, ansiedade, depressão, estresse e frustração”, avalia.

A estreita relação que os alimentos têm com a saúde do organismo e com o estilo de vida, é estudada ao longo de muitos anos e hoje já está bem estabelecida. Adotar bons hábitos alimentares ao cotidiano é imprescindível para qualidade de vida com longevidade. 

A nutricionista dá dicas para ser feliz comendo bem: “troque carrinhos cheios de biscoitos, guloseimas, pães e bebidas açucaradas por comida de verdade, como frutas, verduras, legumes, carnes magras e ovos. Assim ficamos saciados, bem nutridos e sem compulsão alimentar”.

Então, não chegou a hora de ter uma alimentação balanceada aliada a outros hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos? Aproveite a celebração do Dia da Saúde e da Nutrição, neste dia 31 de março, e comece a se alimentar melhor!