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Saiba o que ajuda a memória


Esquecer datas de aniversários ou compromissos
importantes pode ser uma situação normal para algumas pessoas. Com a correria
do dia-a-dia, as vezes nos perdemos em nossos próprios compromissos e
esquecemos uma coisa aqui e outra ali. Porém, o que poucos sabem é que uma
dieta pobre e deficientes de nutrientes pode ser a causa da memória fraca.



 



Os alimentos ricos em Ômega 3, como peixes e
frutas oleaginosas, ajudam na prevenção da memória. Isso porque o ômega 3 é um
ácido graxos que atua na função cerebral por promover a comunicação entre células
nervosas, por isso, é ótimo para inserir na alimentação de crianças que estão
sendo introduzidas na alfabetização.



 



A nutricionista do Viver Bem, Programa de
Atenção à Saúde da Unimed Vitória, Aline Sarmento, explica que o ômega 3 é o
principal componente das células do cérebro. ‘’Ele facilita a comunicação entre
as células do cérebro, melhorando a memória assim como frutas, especialmente as
cítricas e legumes ricos em oxidantes’’, contou a nutricionista.



 



A nutricionista explica que os alimentos antioxidantes
como, por exemplo, frutas e legumes de cores alaranjadas, são uma boa opção na
hora de escolher o que colocar no prato. Esses alimentos ajudam na liberação de
retransmissores que fazem com que a função cerebral melhore. ‘’Os antioxidantes
também favorecem na eliminação de radicais livres que interferem na boa função
cerebral’’, explica a Aline.



 



Aline ainda ressaltou que o baixo consumo de
nutrientes e de fontes de energia gera um estresse no organismo, o que
interfere de forma negativa na função do cérebro e, consequentemente, na
memória.