Informativos

Notícias


Restrições durante a gravidez


Saiba o que a mulher pode fazer durante a gravidez sem afetar a saúde do bebê.

A gravidez é um momento único, mas também de muitos questionamentos. Principalmente para as mamães de primeira viagem. Muitas mulheres se perguntam quais hábitos rotineiros elas podem manter durante a gravidez. Por isso, o Viver Unimed traz algumas dicas importantes do que a gestante pode e o que não podem fazer.

É importante lembrar que assim que descobre a gravidez, a mulher deve procurar seu médico ginecologista para que ele verifique a saúde da mamãe e do bebê. As clientes Unimed Vitória podem ainda se inscrever no Grupo de Gestantes do Viver Unimed.

Confira algumas dicas:

1 - A mulher pode se depilar durante a gravidez?
Sim. A depilação com lâmina está liberada. Mas com cera só pode ser feita até três semanas antes do parto. E a depilação a laser não deve ser feita. O uso do laser não foi testado de forma científica, por isso, os médicos não indicam.
 
2 - Grávida pode pintar o cabelo?
Não. As tinturas para cabelo e os tonalizantes têm substâncias que podem ser absorvidas pelo organismo e provocar malformações no feto.  A partir da 12ª semana é melhor dar preferência para luzes, só com água oxigenada. O ideal é optar pelas hennas durante toda a gestação, já que o produto não contém iodo, nem amônia na composição.

3 - Grávida pode tomar café?
Sim. Mas em quantidade limitada. Grávidas podem ingerir cafeína, limitando-se em três xícaras por dia. É bom lembrar que refrigerante, chá preto e chocolate também contêm cafeína e devem entrar nessa conta diária.
 
4 - Pode dormir com a barriga para baixo durante a gestação?
Sim. Dormir de barriga pra baixo não faz mal. Se a gestante se sentir confortável, não há contraindicações em dormir assim. No entanto, a partir do quarto mês de gestação, com o aumento do volume abdominal, a tendência é de que a posição se torne desconfortável. Uma boa dica é dormir do lado esquerdo. Nessa posição há um melhor fluxo de sangue para seu bebê.

5 - Pode manter contato com animais domésticos durante a gravidez?
Sim. Grávidas podem ter cães e gatos, mas com cuidados “redobrados”. O parasita responsável pela infecção por toxoplasmose pode ser transmitido pelo contato com as fezes de gatos, causando danos ao cérebro do bebê. Fique atenta e evite o contato.

6 - Pode comer salada crua em buffet durante a gravidez?
Sim. Grávidas podem comer salada crua em buffet, mas com cautela. Se você tiver certeza absoluta de que o restaurante obedece todas as normas vigentes de higienização, não haverá problemas. Folhas verdes e legumes crus mal higienizados podem conter parasitas perigosos, capazes de comprometer a saúde da mãe e do feto. Se tiver qualquer dúvida sobre a qualidade higiênico-sanitária, melhor evitar.
 
7 - Pode beber cerveja preta durante a gestação?
Não. Grávidas não podem ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica. Todos os especialistas concordam que a afirmação de que beber cerveja preta aumenta a produção de leite não passa de um mito.