Informativos

Notícias


Independência e cuidados para idosos


Unimed Vitória promove grupo de atenção específico para maiores de 60 anos
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 1º de outubro como o Dia Internacional do Idoso, com o objetivo de estimular a conscientização quanto à inclusão dessas pessoas e a garantia de sua dignidade.

Embora a população idosa some cerca de 15 milhões de pessoas, justamente por conta de seu crescimento acelerado, ainda há pouca estrutura sociocultural no país voltada à terceira idade.

A previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que, até 2025, a quantidade de pessoas com 60 anos ou mais dobre e passe dos 32 milhões, colocando o Brasil como o sexto país com maior população de idosos no mundo.

A Unimed Vitória já vem se preparando para essa realidade, instituindo programas especiais para maiores de 60 anos. Este ano, a Cooperativa iniciou mais um trabalho direcionado a este público. É o Idade Saudável, promovido pelo Viver Unimed.

O programa é voltado para saúde e bem-estar da terceira idade e conta com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos especializados, que realiza palestras, oficinas e grupos de atenção, com foco, principalmente, na prevenção de quedas.

Independência funcional
As quedas são consideradas eventos frequentes para os idosos e quanto maior a idade, maior o risco de acontecer. No Brasil, 30% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano, sendo que 20% das quedas resultam em fraturas ou ferimentos graves.

“Após caírem, os idosos ficam com mais medo de andar e reduzem suas atividades cotidianas, gerando dependência e até depressão. A inatividade também pode ocasionar trombose, por falta de mobilidade, dificuldade na respiração e diminuição do condicionamento físico, aumentando, ainda, o risco de pneumonias. Por isso, procuramos promover a independência funcional dessas pessoas”, explica Paulo do Bem, gerente de Integração em Saúde.
Para estimular essa independência, o programa conta, desde junho, com atividades que orientam de forma lúdica a percepção e o equilíbrio durante a marcha. A pista Proprioceptiva estimula a sensibilidade e direção corporal através de pisos com diferentes texturas e a de Equilíbrio incentiva a coordenação e estabilização postural por meio da caminhada sobre um circuito com diversas formas de passos.

Além de atuar na prevenção de quedas, os encontros promovidos pelo Idade Saudável também abordam temas como processo fisiológico, cognitivo e psicológico do envelhecer, risco da osteoporose, respiração, atividade física e alimentação saudável.