Galeria


Alimenta莽茫o e exerc铆cios: combina莽茫o perfeita na luta contra a diabete


No dia 07 de novembro, o Viver Unimed reuniu todos os participantes das turmas de 2013 do Programa de Diabetes para uma tarde de palestras e orienta莽玫es sobre alimenta莽茫o e exerc铆cios f铆sicos. O evento faz refer锚ncia ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. Para come莽ar, as enfermeiras aferiram a press茫o e mediram a glicose de todos.

Em seguida, Alexandre Novelli, gerente de Medicina Preventiva, deu as boas vindas aos pacientes. 鈥淢ais do que tratar doen莽as, falamos em sa煤de, pois 茅 assim que a Medicina moderna j谩 trabalha鈥, relacionou o m茅dico. Ap贸s a abertura, Jorge Miranda, cl铆nico geral, iniciou sua palestra e demonstrou preocupa莽茫o com o n铆vel de estresse de algumas pessoas. De acordo com as enfermeiras, a maioria estava com a frequ锚ncia card铆aca acima de 70.

鈥淥 sedentarismo j谩 ultrapassou o tabagismo como a maior causa de morte. Por ano, s茫o mais de 5 milh玫es de mortes em virtude da falta de exerc铆cios. Depois que voc锚 se adapta 脿 atividade f铆sica, ela se torna mais prazerosa. E devido a rela莽茫o da obesidade com a diabetes, muitos especialistas est茫o denominando a doen莽a de 鈥榙iabesidade鈥欌, explicou. Para tornar a apresenta莽茫o din芒mica e atrativa, o m茅dico distribui exemplares do seu livro 鈥淔谩brica de Vida鈥 para quem estava presente.

Para complementar a pr谩tica de atividades f铆sicas 茅 fundamental uma alimenta莽茫o saud谩vel. Por isso, Rosina Erthal, endocrinologista, deu algumas orienta莽玫es aos pacientes sobre como melhorar o controle da diabetes por meio de uma boa alimenta莽茫o. 鈥淣o Brasil, s茫o 15 milh玫es de diab茅ticos e h谩 uma proje莽茫o para que em 2025 esse n煤mero seja de 380 milh玫es. No caso do diab茅tico tipo 2, muitas pessoas n茫o sentem os sintomas e, por isso, ainda n茫o sabem que est茫o doentes. Mas, a parte positiva 茅 que todas as complica莽玫es s茫o evit谩veis com controle e tratamento鈥, disse.Confira abaixo os dez mandamentos da boa alimenta莽茫o citados pela m茅dica.

T煤lio Marcelo e Rosana Rodrigues Bezerra s茫o casados e frequentam juntos o Viver Unimed. Ela tem a diabete tipo 2, 茅 hipertensa e tem pancreatite cr么nica. E o marido acompanha a esposa e tamb茅m aprende sobre a doen莽a para repassar os cuidados para a fam铆lia e os amigos. 鈥淎 minha glicose era 370 e passou para 135 depois dos encontros na Unidade. Al茅m disso, a minha press茫o baixou e vou come莽ar a fazer exerc铆cios. Agora, eu consigo colocar em pr谩tica tudo que a m茅dica diz鈥, revela Rosana.

Para encerrar a tarde com disposi莽茫o, Julio C茅sar de Oliveira J煤nior, educador f铆sico, deu orienta莽玫es sobre como incluir as atividades f铆sicas no dia a dia e motivou as pessoas para se exercitar.

Os dez mandamentos da boa alimenta莽茫o:

1 鈥 Estabele莽a hor谩rios para as refei莽玫es (cinco a seis por dia).

2 鈥 Consuma variados tipos de verduras, legumes e frutas. Use sempre aqueles de colora莽茫o intensa como os verdes escuros e amarelos.

3 鈥 Escolha alimentos ricos em fibras (como verduras, frutas e legumes), leguminosas (feij玫es), cereais integrais como arroz e p茫o integral e farelos (aveia, trigo).

4 鈥 Evite alimentos ricos em a莽煤car, gorduras saturadas e trans, balas e guloseimas.

5 鈥 Consuma pouco sal de cozinha; evite alimentos com alto teor de sal. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha, or茅gano), especiarias e lim茫o para tornar as refei莽玫es mais saborosas.

6 鈥 Diminua o consumo de gordura.

7 鈥 Evitar o fumo e as bebidas alco贸licas.

8 鈥 Beba 谩gua, evite refrigerantes.

9 鈥 Mantenha um peso saud谩vel.

10 鈥 A comida saud谩vel 茅 para toda a fam铆lia.