Informativos

Dicas


Apoio integral às gestantes

Conheça o Grupo de Puérperas do Viver Unimed


Tudo é novidade para uma mamãe de primeira viagem. Identificar choros, dar banho, saber a melhor posição para mamar, e tudo mais que envolve a rotina de um bebê, ainda é um mundo completamente novo. Sabendo disso, a Unimed Vitória oferece às mamães o Grupo de Puérperas, ou seja, de mulheres que deram à luz recentemente.

O projeto tem ajudado, e muito, diversas mamães. Durante os encontros, elas trocam experiências e dificuldades enfrentadas nos primeiros meses dos bebês.

“Minha filha, Valentina, acabou de completar um ano, mas no início tive muitas dúvidas. Aprendemos muito na teoria, mas nem sempre é a mesma coisa quando colocamos em prática. Conversando com outras mães percebi que elas passavam ou tinham passado pelas mesmas situações, o que me fez sentir mais tranquila”, afirma Tatiany Soares da Silva Brito, participante do grupo.

O Grupo de Puérperas se reúne em encontros com abordagem multidisciplinar com a assistência de enfermeiro, psicólogo e fisioterapeuta, e visam incentivar o aleitamento exclusivo até o sexto mês, conscientizar sobre a prevenção de complicações decorrentes do manejo e pega incorreta da mama, e informar sobre cuidados com a nutrição e a atividade física.

“O grupo também propicia um espaço coletivo de transmissão de informações. Em formato de bate-papo, conseguimos trabalhar questões como medos e anseios dos primeiros dias com o bebê, a autoestima das mulheres e desafios psicológicos, além de dúvidas quanto aos cuidados com o bebê, completa Patricia Albuquerque, fisioterapeuta do Viver Unimed que acompanha o grupo.
Andréa Gonçalves Vieira Vilela, mãe da pequena Analiz, de menos de 20 dias, acha o grupo muito interessante e produtivo. “É ótimo porque as profissionais entendem do que estão falando. Além disso, é muito bom compartilhar as dúvidas com as outras mães”, conta.

Cuidado integral

O Grupo de Puérperas faz parte da linha de cuidados de Atenção às Gestantes do Viver Unimed, que oferece acompanhamento de uma equipe de profissionais experientes de enfermagem, fisioterapia e nutrição e promove a saúde da mulher durante a gravidez e também no pós-parto.

As grávidas que participam do programa têm monitoramento telefônico durante a gestação, esclarecimento de dúvidas por profissionais capacitados, encaminhamento para cursos, grupos e consultas de nutrição e enfermagem e, na semana após o parto, recebem visitas domiciliares do Baby Care, com orientações sobre cuidados com o bebê e amamentação, além do grupo de Puérperas.
Para participar, sem custos, basta pedir ao cooperado que acompanha a gestação para fazer a adesão ao programa e ligar para 3134-7520.