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Inhame: um poderoso aliado da sa煤de

Um alimento popular, barato e que ainda pode ser preparado de diversas maneiras, at茅 nas sobremesas. E mais: um alimento saud谩vel e ben茅fico, principalmente na preven莽茫o da anemia, devido sua alta concentra莽茫o de ferro. Esse 茅 o inhame. Mas seus benef铆cios n茫o param por a铆. Cozido, em forma de pur茅, em saladas, em sopas ou assado, o inhame pode ser uma excelente aquisi莽茫o para a sua dieta di谩ria e na manuten莽茫o da sa煤de.

A nutricionista da Unimed Oncologia, Mariana Iannotti, conta que o tub茅rculo, dentro de uma alimenta莽茫o saud谩vel e equilibrada, pode auxiliar a reduzir os riscos de doen莽as como a obesidade, a diabetes, a hipertens茫o e doen莽as do cora莽茫o, dos ossos e do c茅rebro. E para as mulheres que sofrem com a tens茫o pr茅-menstrual, a t茫o temida TPM, e a menopausa, o inhame tamb茅m pode se tornar um poderoso aliado.

鈥淥 inhame 茅 um alimento funcional por conter em sua estrutura uma substancia chamada de diosgenina. Algumas pesquisas demonstram que a ingest茫o do inhame pode levar 脿 melhoria dos sintomas da TPM e da p贸s-menopausa鈥, conta. A especialista explica que, dentre as propriedades nutricionais do inhame, se destacam os teores de vitaminas, como a pr贸-vitamina A, vitamina C e vitamina B6; minerais, principalmente pot谩ssio, c谩lcio, ferro e mangan锚s; e fibras, nutrientes essenciais para a manuten莽茫o de uma boa sa煤de. 

Iannotti destaca que, o inhame, um carboidrato complexo assim como a batata e a mandioca, 茅 rico em amido e fibras sol煤veis, por茅m cada um tem a sua particularidade. 鈥溍 sempre importante manter um rodizio entre batatas, inhame e mandioca, por exemplo, para se ter acesso a todos os nutrientes oferecidos por cada um desses alimentos鈥.