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Saiba como aliviar os sintomas da TPM


Oscila莽玫es de humor acompanhadas de mudan莽as de comportamentos s茫o sintomas bem conhecidos do universo feminino pelo menos uma vez ao m锚s. O fato 茅 que o respons谩vel por todas essas mudan莽as no humor e no corpo das mulheres 茅 o ciclo menstrual. Ele 茅 composto por tr锚s fases - folicular, ovula莽茫o e lute铆nica 鈥 e, por causa delas, uma intensa varia莽茫o hormonal acontece no organismo da mulher e promove instabilidade emocional, trazendo 脿 tona a tal falada Tens茫o Pr茅-Menstrual (TPM). 

O que poucos sabem 茅 que os sintomas da TPM podem ser amenizados com uma alimenta莽茫o adequada. A nutricionista do Viver Bem, Programa de Aten莽茫o 脿 Sa煤de da Unimed Vit贸ria, Rayanne Pimentel, explica que vitaminas e minerais presentes em algumas folhas s茫o essenciais para o bom funcionamento do organismo em todas as fases que a mulher passa. 鈥淎s vitaminas e minerais presentes nas folhas verdes escuras como a couve, agri茫o, r煤cula, taioba s茫o fundamentais para o bom funcionando do organismo, principalmente durante a TPM鈥, disse a especialista.

A profissional conta que as fibras, em especial, s茫o boas aliadas para aliviar os sintomas da TPM. Nas mulheres que sofrem com constipa莽茫o intestinal, as fibras tamb茅m v茫o ser 煤teis no trato intestinal. 鈥淓las ajudam na manuten莽茫o da microbiota intestinal e estimulam a mortalidade intestinal鈥, conta.

Al茅m das fibras, o ferro e o zinco tamb茅m s茫o nutrientes importantes para diminuir os sintomas da TPM. 鈥淥 ferro e o zinco podem reduzir a dor e os sintomas emocionais da TPM, aumentando os n铆veis de serotonina, uma subst芒ncia que est谩 associada 脿 depress茫o e tamb茅m 脿 TPM鈥, explica.

Confira alguns alimentos listados pela nutricionista que podem ajudar no al铆vio da TPM

Quinoa: ajuda a alivia a irritabilidade, por ser fonte de serotonina, horm么nio respons谩vel pelo bem-estar.

Abacate: a gordura saud谩vel do alimento faz aliviar os sintomas da TPM.

Semente de ab贸bora: o magn茅sio presente nesse alimento pode ajudar aliviar a dor de cabe莽a antes do ciclo.

Chocolate 70-80% cacau: Para as mulheres que possuem uma compuls茫o por doce durante a TPM, uma dica 茅 optar por chocolates 70-80% cacau, que vai fornecer uma sensa莽茫o de prazer com pouco a莽煤car.

Frutas secas: s茫o ricas em minerais como c谩lcio, ferro, magn茅sio, f贸sforo, pot谩ssio, cobre e mangan锚s, que desempenham fun莽玫es estruturais e biol贸gicas vitais para a manuten莽茫o da vida.