Informativos

Dicas


Alimente-se bem, mesmo com pouco dinheiro

Foque em escolhas corretas para uma alimentação saudável, tirando mais proveito dos nutrientes




Em tempos de crise, em que o dinheiro não anda sobrando muito na carteira e o preço dos alimentos ficando cada vez mais altos, você pode achar que não é possível ter uma alimentação saudável. Talvez acredite ainda que para se alimentar bem, precise comer coisas light ou diet, produtos geralmente mais caros que os outros. Mas, anime-se, tem jeito de se alimentar bem gastando pouco. 

A nutricionista da Unimed Vitória, Aline Sarmento, conta que uma alimentação saudável deve ser variada, deve incluir frutas, verduras, legumes, carboidratos, proteínas, gorduras e açúcares essenciais. Afinal, cada grupo de alimentos é responsável por uma função em nosso organismo.

“Alimentar-se bem e ter uma vida saudável não precisa custar caro. Basta fazermos as escolhas corretas, substituindo alimentos processados por frutas e legumes da estação, por exemplo. Ou escolher marcar de qualidade, porém mais baratas que outras”, conta a nutricionista da Unimed Vitória, que dá algumas dicas para alcançar uma alimentação adequada para as necessidades nutricionais do seu corpo.

Seguem as dicas

– Ter um cardápio semanal, conferir o que tem na dispensa e fazer uma lista para comprar o que realmente precisa;
– Escolher frutas, legumes e verduras da estação, pois são mais nutritivas e os preços são mais em conta;
– Fazer trocas, substituir alimentos pobres em nutrientes por alimentos saudáveis. Por exemplo: substituir doces, guloseimas e sucos industrializados por frutas; embutidos e industrializados por alimentos mais naturais;
- Se o preço da carne bovina estiver em alta, substitua por frangos e ovos, que são as opções mais baratas e usadas;
– Aproveitar melhor os alimentos. Muitas vezes, jogamos no lixo as partes mais nutritivas como cascas, talos e folhas. Aqui, entra a criatividade para aprender novas receitas para poder aproveitar os nutrientes e economizar, pois, evita o desperdício;
– Ficar atento à conservação dos alimentos. Por exemplo: as folhas precisam ser bem lavadas, secas e armazenadas em um pote com papel toalha dentro da geladeira.