Informativos

Dicas


Os desafios de criar os filhos

Grupo de Pais auxilia como lidar com os avanços da tecnologia



O avanço da tecnologia, as novas configurações familiares, a propagação da produção cultural e a popularização dos processos midiáticos da vida contemporânea resultaram em alterações significativas nas relações interpessoais entre pais e filhos. E, muitos pais, se sentem perdidos na criação dos filhos, não sabem como lidar com todas essas transformações que veem acontecendo. Como cria-los nesse mundo sem fronteiras? 

“Na nova era da educação, a necessidade de um acompanhamento dos pais na vida dos filhos aumentou. Mas, muito mais que passar mais tempo com as crianças e adolescentes, a qualidade desse tempo é fundamental”, avalia o psicólogo Vinicius Grassi, do programa Viver Bem, de promoção à saúde da Unimed Vitória.

E esse desafio de educar filhos para essa nova perspectiva de mundo, fez com que o Programa criasse um Grupo de Pais, com o objetivo de trabalhar com os adultos sobre as dificuldades que envolvem o cuidado e a criação impostos pela modernidade. “Além disso, o grupo pretende discutir as mudanças na transição da infância para a adolescência, com intuito de esclarecer dúvidas, dificuldades e questões que envolvem este período”, conta.

Grassi explica que o grupo, que terá suas atividades iniciadas no próximo dia 04 de setembro, não ensina os responsáveis a serem pais, mas sim visa instrumentaliza-los a proporcionar o melhor ambiente possível para que os seus filhos se desenvolvam de maneira plena e integral. “Nós buscamos realmente instrumentalizar para que eles hajam da melhor forma possível. Mostramos como disciplinar o filho de maneira saudável”, conta.

Tecnologia - A tecnologia deve ser uma das pautas mais trabalhadas pelo grupo de pais e pelo mediador. O psicólogo explica que a maior dúvida dos pais é como administrar o tempo dos filhos nas redes sociais e nos outros meios eletrônicos. “Não devemos esperar que os filhos se comportem da maneira como nós desejamos, mas devemos proporcionar um ambiente adequado para que esses comportamentos sejam implementados e medidos”, explicou.

O Grupo de Pais acontecerá no núcleo do Programa Viver Bem em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, de uma a duas vezes por semana. Para mais informações, o telefone de contato do Programa Viver Bem é 3134-7420.