Informativos

Dicas


Trabalhando com saúde

Enfermeira do Viver Bem reforça a importância de ações educativas para prevenção e cuidado do trabalhador



Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maior número de acidentes de trabalho, com 710 mil ocorrências registradas nos últimos cinco anos. O alerta para mudar essa situação é reforçado com o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho. Neste contexto, as ações de promoção da saúde também se apresentam como ferramenta para aprimorar a segurança no ambiente corporativo e industrial. 
 
“As empresas são os principais locais para ações de prevenção visto que, muitas vezes, o indivíduo passa a maior parte do seu tempo no local de trabalho. Educar com foco em prevenção reduz futuras complicações de saúde, podendo diminuir e até anular fatores de riscos”, comenta a enfermeira do Viver Bem, Barbara Sperandio. 
 
Ela destaca a eficiência da abordagem de temas como a atividade física, autocuidado, abandono do tabagismo e controle da pressão arterial e do peso como medidas eficazes para o cuidado e a segurança do trabalhador. Esta é a proposta do Programa Viver nas Empresas, desenvolvido pelo Viver Bem. 
 
Barbara conta que, atualmente, mais de 22 mil trabalhadores são assistidos pelo programa. “Mudança de hábito é um trabalho de ‘formiguinha’, deve ser contínua e aos poucos. Temos pacientes que descobriram alterações de saúde e iniciaram acompanhamento em outras linhas de cuidado do Viver Bem como Saúde do Coração, Atenção ao Diabético e Dor Crônica”, destacou.
 
Como funciona
O primeiro passo é a visita de apresentação do Programa aos gestores das empresas para orientar sobre o funcionamento e assinatura de termo de adesão do Viver nas Empresas. Após essa assinatura é feita a programação para a realização do Estação Saúde, que oferece aferição de glicose, pressão, peso, altura e circunferência quadril/cintura aos profissionais que atuam na organização. Os funcionários também respondem um questionário de saúde, que serve para traçar o perfil geral da organização e do profissional.
 
A partir dos resultados apurados, o programa desenvolve grupos de monitoramento sobre os temas variados, como hipertensão, tabagismo, reeducação alimentar e corpo e mente. Os encontros acontecem dentro da própria empresa e em horário normal de trabalho, visando ao relacionamento e comprometimento da organização junto à saúde dos seus funcionários.
 
Vale ressaltar que as ações do programa é mais um benefício que a Unimed Vitória oferece a seus clientes empresariais e não apresentam custo adicional no plano de saúde. Entre em contato com o Viver Bem pelo telefone 3134.7520.