Notícias
Qualidade de vida para os ...
O que não faltou a um grupo de crianças e pais, na manhã do último sábado, foi muita diversão e importantes ...
Notícias
Família bem informada para ...
As vovós costumam ser as pessoas que mais ajudam os casais nos primeiros meses após o nascimento dos bebês. Mas os ...
Informativos
Dicas
Para respirar melhor
Fisioterapeuta do Viver Bem ensina exercícios para prevenir e aliviar crises de asma

O inverno começa no dia 21 de junho e, com a chegada da estação mais fria do ano, os cuidados com as crianças e adolescentes com asma devem ser reforçados para prevenir crises e internações. Dentre as medidas de cuidado está a realização de exercícios respiratórios que contribuem para melhorar a dinâmica respiratória.
“Os exercícios são para crianças acima de 6 anos, pois nesta fase os pacientes já têm entendimento do processo respiratório. Buscamos um treinamento da musculatura respiratória e aprendizado para o uso do diafragma para que ocorra uma reeducação funcional do sistema respiratório”, explica a fisioterapeuta do Viver Bem, Priscilla Celeste Gomes Braga.
Dentre as ações educativas realizadas pelo Viver Bem no Programa de Valorização da Atenção à Asma Infantil (PVASMI) está a oficina de exercícios respiratórios. Confira abaixo algumas das atividades ensinadas pela fisioterapeuta:
- Inspiração e expiração
Deite-se, dobre as pernas e respire vagarosamente pelo nariz.
Observe como o seu peito e barriga se elevam.
Preste atenção e respire outra vez.
É assim que respiramos normalmente, mas é possível respirar melhor.
Continue deitado.
Respire pelo nariz, sem mover o peito.
Somente a barriga deverá se distender.
Desta forma, o diafragma abaixa e o peito enche de ar. É a inspiração.
Depois, solte o ar pela boca, com os lábios em posição de assobio, a barriga deve ir baixando, afundando. O peito permanece imóvel. É a expiração.
Puxe o ar pelo nariz distendendo a barriga e depois solte o ar pela boca, expirando bem devagar. No final aperte a barriga com as mãos para acabar o esvaziamento.
Repita o exercício 12 vezes seguidas, bem devagar.
- Durante crises respiratórias
Sempre que notar dificuldade para respirar, sente-se, apoie os braços nos joelhos e incline o corpo para a frente. Inspire pelo nariz e expire pela boca, com os lábios na posição de assobio.
Na posição sentada, com os cotovelos apoiados nas pernas, assuma uma posição relaxada, com a inclinação do tronco para frente.
Se estiver em pé, incline o tronco para a frente e apoie o peso sobre as mãos para alívio do cansaço.
Participe do PVASMI
O Programa de Valorização da Atenção à Asma Infantil (PVASMI) oferece às crianças e aos adolescentes com asma ações educativas com foco na prevenção e controle de crises respiratórias, contribuindo para a qualidade de vida do paciente. Para mais informações e inscrever seu filho, ligue 3134.7520.