Informativos

Dicas


Qualidade de vida na maturidade

Psicóloga do Viver Bem fala sobre os desafios da terceira idade



Cada fase da vida apresenta diferentes desafios e oportunidades de superação. A terceira idade não foge à regra e apresenta suas questões. O envelhecimento, processo natural do corpo, afeta a saúde emocional e física do indivíduo. A psicóloga do Viver Bem, Hitala Gomes, avalia que é inevitável sentir essas mudanças com o passar dos anos.

“A maturidade traz muita experiência, mas também algumas limitações. Apesar da melhoria da qualidade de vida da população, é inegável que surgem algumas restrições não só físicas como emocionais. Lidar com a aposentadoria e com a saída dos filhos de casa, por exemplo, são alguns dos desafios enfrentados pelo idoso”, comenta. 

Tão importante quanto a assistência em saúde, é ofertar o acolhimento psicológico necessário ao público da terceira idade. Esta é a proposta do Grupo “Os desafios do envelhecimento” desenvolvido pelo Viver Bem. Hitala explica que o Grupo visa oferecer um espaço de escuta e motivação para enfrentar as mudanças desta fase da vida. 

Espaço e carinho na medida certa
A psicóloga comenta que, com o passar dos anos, os filhos tendem a assumir o lugar dos pais no que diz respeito ao cuidado e manutenção do bem-estar e saúde. No entanto, essa posição deve ser assumida com respeito e carinho para não deixar o idoso desconfortável. 

“É muito difícil para quem sempre foi autônomo ser impedido de sair de casa sozinho, de dirigir entre outras atividades, mesmo que seja por questão de segurança.  É importante que os filhos deem espaço aos seus pais e incentivem para que eles continuem exercendo algumas atividades, um dos motivos de grande angustia nesta fase é a sensação de não ser mais útil”.