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Gin谩stica para melhorar a vida sexual e a sa煤de da mulher

 

脡 quase uma obriga莽茫o da mulher moderna encontrar tempo para colocar o corpo em movimento. Mas existe um outro tipo de 鈥渆xerc铆cio鈥, conhecido como 鈥済in谩stica 铆ntima鈥, que ainda t锚m um n煤mero menor de adeptas, mas n茫o 茅 menos importante quando se pensa na qualidade de vida da mulher.

 

Trata-se do Pompoarismo, uma t茅cnica milenar que prev锚 exerc铆cios para fortalecer os m煤sculos vaginais, trazendo benef铆cios para a vida sexual e para a sa煤de feminina.

 

Segundo Maria Ang茅lica Cardoso Belonia, m茅dica que faz parte da equipe do Viver Unimed, algumas linhas de atua莽茫o do Viver Unimed incluem oficinas que ensinam 脿s participantes t茅cnicas como o Pompoarismo e os exerc铆cios de Kegel.

 

鈥淥s m煤sculos do assoalho p茅lvico, que sustentam o 煤tero, a bexiga, o reto e o intestino delgado, foram alvo de estudo do m茅dico Arnold Kegel, em 1948. Ele desenvolveu exerc铆cios para prevenir a incontin锚ncia urin谩ria e fecal, al茅m de outros problemas do assoalho p茅lvico, melhorando, ainda, a vida sexual da mulher. Ensinamos a t茅cnica para que as mulheres possam praticar em casa. S茫o exerc铆cios simples, mas eficazes鈥, explica.

 

Pratique voc锚 tamb茅m:


- Para come莽ar
Para come莽ar, 茅 preciso saber onde ficam seus m煤sculos p茅lvicos. O jeito mais comum 茅 interromper o fluxo de urina por alguns instantes. Desta forma, contrai-se os m煤sculos p茅lvicos e voc锚 adquire mais consci锚ncia de onde eles est茫o. Vale lembrar que, se voc锚 sofre de qualquer condi莽茫o de sa煤de que lhe impe莽a de fazer os exerc铆cios Kegel com seguran莽a, 茅 essencial consultar um m茅dico antes de decidir a faz锚-los.


- Cuidado
O ato de interromper a urina no meio do processo 茅 apenas para descobrir onde ficam os m煤sculos p茅lvicos. N茫o fa莽a dessa pr谩tica uma constante. Caso contr谩rio, o efeito ser谩 o oposto: seus m煤sculos da regi茫o v茫o acabar enfraquecendo.


- Bexiga
脡 essencial estar com a bexiga vazia antes de come莽ar os exerc铆cios Kegel. Al茅m de poder causar dor e eventuais vazamentos, fazer os exerc铆cios com a bexiga cheia podem causar infec莽玫es no canal urin谩rio.


- M煤sculos e respira莽茫o
Concentre-se para apertar somente os m煤sculos do assoalho p茅lvico. Na tentativa de contrair os m煤sculos p茅lvicos, 茅 comum confundir-se e acabar contraindo o bumbum, coxas ou o abd么men. Evite prender a respira莽茫o durante as contra莽玫es a fim de tirar o m谩ximo proveito poss铆vel dos exerc铆cios.


- Truque
Um truque que ajuda a relaxar 茅 colocar uma das m茫os sobre a barriga para garantir que a mesma fique relaxada. Caso sinta um pouco de dor na barriga ou nas costas, isso 茅 sinal de que voc锚 n茫o est谩 fazendo os exerc铆cios corretamente.


- Posi莽茫o confort谩vel
Procure ficar em uma posi莽茫o confort谩vel. Os exerc铆cios podem ser feitos enquanto se est谩 sentada ou deitada no ch茫o. 脡 importante manter os m煤sculos da barriga e bumbum relaxados. Se decidir fazer os exerc铆cios deitada, relaxe o pesco莽o e mantenha a cabe莽a no ch茫o e os bra莽os ao lado do corpo, com as pernas flexionadas.


- O exerc铆cio
- Contraia seus m煤sculos p茅lvicos por cinco segundos. Caso tenha dificuldade em manter os m煤sculos contra铆dos por esse tempo, comece com dois ou tr锚s segundos.

- Relaxe seus m煤sculos por 10 segundos. Entre uma s茅rie e outra de contra莽玫es, deixe os m煤sculos descansarem por 10 segundos.
- Repita este exerc铆cio 10 vezes. Contraia por cinco segundos, descanse por 10 e contraia por mais cinco segundos novamente. Repita esse ciclo por 10 vezes. Fa莽a no m谩ximo entre tr锚s e quatro repeti莽玫es desse ciclo de 10 contra莽玫es e descansos
- Tenha como meta conseguir manter os m煤sculos contra铆dos por 10 segundos. A cada semana de pr谩tica, aumente um ou dois segundos. Assim que alcan莽ar os 10 segundos de contra莽茫o cont铆nua, mantenha esse tempo com no m谩ximo tr锚s a quatro repeti莽玫es de contra莽玫es de 10 segundos mais o descanso de 10 segundos entre uma s茅rie e outra.
- Pratique os exerc铆cios tr锚s a quatro vezes por dia. Para melhores resultados, procure incorporar os exerc铆cios na sua rotina. Afinal, eles s茫o r谩pidos e ningu茅m vai perceber o que voc锚 est谩 fazendo. Fa莽a uma s茅rie de manh茫, uma 脿 tarde e outra 脿 noite.
- Encaixe as s茅ries de Kegels na correria do seu dia-a-dia. A melhor vantagem desses exerc铆cios 茅 que eles podem ser feitos em qualquer hora ou lugar sem que ningu茅m repare. Enquanto voc锚 est谩 sentada na frente do computador no escrit贸rio, almo莽ando com as amigas ou enquanto relaxa no sof谩 depois de um dia cheio. No come莽o pode at茅 ser importante deitar e aprender a concentrar-se para trabalhar os m煤sculos do assoalho p茅lvico isoladamente, mas uma vez que voc锚 pega o jeitinho.
- Experimente fazer os exerc铆cios junto com outra rotina, como por exemplo, toda vez que voc锚 confere a caixa de entrada do seu email ou escova os dentes.