Informativos

Canal Mulher


Exercícios físicos são fundamentais durante a gravidez



 

Manter hábitos saudáveis é fundamental em qualquer época da vida. Principalmente durante a gravidez. Por isso, a prática de exercício é recomendada para todas as gestantes.


Uma rotina de atividades físicas traz benefícios tanto para mamãe quanto para o bebê, como diminuição das complicações obstétricas, maior controle do ganho de peso da mãe, e melhora no condicionamento físico. Além disso, os exercícios também tem atuação no estado psicológico da mulher, pois ajuda a evitar depressão e diminuir o estresse.


Mas a gestante não deve fazer nenhum exercício sem a devida liberação do médico e a orientação de um profissional da área, com a indicação da atividade adequada para o período da gestação.

 
A pessoa que nunca praticou exercícios físicos deve iniciar com atividades de baixo risco, como caminhadas, natação e hidroginástica leve.  Já quem está habituada poderá continuar com o programa habitual, apenas deverá modificar a intensidade e velocidade, à medida que a gravidez evoluir.


No geral, as atividades feitas na água, como natação e hidroginástica, são muito indicadas pois evitam as forças gravitacionais, melhora as dores lombares e o inchaço. A ioga também é uma boa alternativa para manter o tônus muscular e melhorar a flexibilidade.