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Exercícios físicos são fundamentais durante a gravidez



 

Manter hábitos saudáveis é fundamental em qualquer época da vida. Principalmente durante a gravidez. Por isso, a prática de exercício é recomendada para todas as gestantes.


Uma rotina de atividades f√≠sicas traz benef√≠cios tanto para mam√£e quanto para o beb√™, como diminui√ß√£o das complica√ß√Ķes obst√©tricas, maior controle do ganho de peso da m√£e, e melhora no condicionamento f√≠sico. Al√©m disso, os exerc√≠cios tamb√©m tem atua√ß√£o no estado psicol√≥gico da mulher, pois ajuda a evitar depress√£o e diminuir o estresse.


Mas a gestante não deve fazer nenhum exercício sem a devida liberação do médico e a orientação de um profissional da área, com a indicação da atividade adequada para o período da gestação.

 
A pessoa que nunca praticou exerc√≠cios f√≠sicos deve iniciar com atividades de baixo risco, como caminhadas, nata√ß√£o e hidrogin√°stica leve.  J√° quem est√° habituada poder√° continuar com o programa habitual, apenas dever√° modificar a intensidade e velocidade, √† medida que a gravidez evoluir.


No geral, as atividades feitas na √°gua, como nata√ß√£o e hidrogin√°stica, s√£o muito indicadas pois evitam as for√ßas gravitacionais, melhora as dores lombares e o incha√ßo. A ioga tamb√©m √© uma boa alternativa para manter o t√īnus muscular e melhorar a flexibilidade.